terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi, arquiteta italiana, dedicou sua vida à arte e à cultura, com uma dedicação e entusiasmo especial pelo Brasil, suas tradições e arte popular. Sua obra se apóia basicamente na criação de museus, centros culturais e de diversões, teatros, espaços de múltiplas utilidades relacionadas com a criação, através dos quais procurou levar a arte para todos, com sua proposta de criação de Museus-Escola. Sua concepção de espaços


museológicos, em Museus criados dentro de prédios já existentes, como o caso do MASP 7 de Abril ou o Solar do Unhão na Bahia, e em prédios concebidos dentro de um conceito de monumentalidade para a exposição de obras de arte, como o MASP da av. Paulista, traduzem uma grande coerência com os preceitos do Movimento Moderno, modernidade essa que aplicada à museografia é tão veemente defendida como polemizada. A grande

contribuição de Lina Bo Bardi na área da museologia e museografia é sem dúvida seu museu como lugar de memória coletiva e de comunicação humana direta, da espontaneidade e da criação, museus com espaços provocantes, vivos, cotidianos, polêmicos.

Obra




Além das obras de arquitetura, Lina produziu para o teatro, cinema, artes plásticas, cenografia, desenho de mobiliário, entre outros. Também participou da curadoria de diversas exposições.

Principais obras

MASP, a mais conhecida obra de Lina Bo BardiNo campo da arquitetura, entre suas obras de destaque se encontram:
- Instituto Pietro Maria Bardi, São Paulo, 1951 - originalmente a residência do casal, o edifício é conhecido como a Casa de Vidro.
- Museu de Arte de São Paulo MASP, São Paulo, 1958 - considerada sua obra prima.
- Projetou a Casa da Cultura, Recife 1963 - Não acompanhou as atividades da reforma do prédio, que abrigava a antiga detenção da cidade.
- Igreja do Espírito Santo do Cerrado, Minas Gerais, 1976 -
- Museu de Arte da Bahia
- Teatro Oficina, São Paulo, 1990.
- SESC Pompéia - Fábrica , São Paulo, 1990.
- Reforma do Palácio das Indústrias, São Paulo 1992 - inconclusa








Nenhum comentário:

Postar um comentário