domingo, 25 de outubro de 2009

Henri Matisse

Exposição de Henri Matisse






São Paulo recebe desde o dia 5 de Setembro a exposição “Matisse Hoje” do francês Henri Matisse (1869-1954), ficando na Pinacoteca do Estado de São Paulo até 1º de novembro, com 80 obras, sendo elas pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados, de coleções públicas de Brasil e França.

Henri Matisse é um dos artistas mais importantes do século XX e a exposição em São Paulo é a primeira exibição individual no país, como parte das comemorações do ano da França no Brasil. A curadoria é de Emilie Ovaere, curadora adjunta do Musée Matisse e tem assistência de Regina Teixeira de Barros, do corpo técnico da Pinacoteca do Estado.

Alguns destaques da exposição são as imagens realizadas por importantes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson e Man Ray, que retratam Matisse no seu cotidiano e no ateliê. Além das obras de Matisse, a exposição será acompanhada por trabalhos de cinco artistas da cena francesa contemporânea que dialogam com a criação do artista: Philippe Richard (Dijon,1962), Pierre Mabille (Amiens, 1958), Cécile Bart (Dijon, 1958), Christophe Cuzin (Saint Simeon, 1956) e Frédérique Lucien (Briançon, 1960).

Essa exposição teve o intuito de explorar o processo criativo do artista, propondo um percurso retrospectivo que aborda os temas fundamentais da sua trajetória: a cor, a linha, o arabesco e o espaço, que segundo ele não podem ser destacadas separadamente, pois formam um todo, são uma síntese.

Algumas Obras :




The Dance, 1910 Henri Matisse



Henri Matisse, Sala vermelha, 1908



Óleo s/ tela, 93x73,5cm


Museu do Ermitage, S. Petersburg, Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário